Windows 11 terá vários recursos otimizados para jogos

A Microsoft anunciou nesta quinta-feira, 24, a nova versão do Windows, o popular sistema operacional para computadores. Batizado de Windows 11, o novo SO promete chegar com vários recursos otimizados para o público gamer, incluindo alguns já presentes nos Xbox Series X|S.

Isso porque os gráficos de todos os jogos criados com DirectX 11 ou superior receberão, automaticamente, o recurso de Auto HDR. Assim, caso os jogadores tenham uma tela compatível com o recurso, poderão experimentar uma gama muito mais ampla de valores de brilho e cores, dando uma sensação extra de riqueza e profundidade à imagem. A tecnologia já está presente em nos consoles Xbox Series X|S e agora chegará para dispositivos de mesa.

Outra novidade é o processamento de leitura de dados ainda mais rápido para games. Com um SSD NVMe de alto desempenho e drivers adequados, o Windows 11 promete carregar novos jogos mais rápido do que nunca, graças a uma tecnologia chamada DirectStorage, que também foi pioneira como parte da arquitetura Xbox Velocity apresentada nos Xbox Series X|S. O DirectStorage permitirá que jogos carreguem ativos rapidamente para a placa de vídeo sem sobrecarregar a CPU. Isso significa que os jogadores poderão ter mundos de jogo incrivelmente detalhados renderizados sem longos tempos de carregamento.

O Windows 11 chega com suporte nativo para os novos controles Xbox Wireless, teclados mecânicos e mouses para jogos, além do Controlador Adaptável Xbox, fones de ouvido de som surround, GPUs externas e mais. Os jogadores podem conectar variados periféricos e acessórios de jogos para jogar da maneira que desejar.

Por fim, a biblioteca de jogos do Xbox Game Pass está confirmada para o sistema operacional. A mensalidade do Xbox Game Pass para PC atualmente custa R$ 29,99 enquanto o pacote Xbox Game Pass Ultimate combina sua biblioteca os jogos para os consoles Xbox One e Xbox Series X|S e também para PC, o serviço Xbox Live Gold e a biblioteca com títulos da Electronic Arts, através do EA Play, sai por R$ 44,99/mês.

O Windows 11 estará disponível por meio de uma atualização gratuita para computadores elegíveis para o Windows 10 e novos PCs a partir do final de 2021. Para verificar se seu PC com é qualificado para a atualização gratuita, visite o site Windows.com para baixar o aplicativo Verificação de Integridade do PC. A atualização gratuita começará a ser implementada em PCs com Windows 10 qualificados no final deste ano, continuando até 2022.

Lucas Soares

Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS4, PSVR, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem "só" um PS5, um Nintendo Switch e um PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, The Last of Us Part II e Red Dead Redemption 2 completam o Top-5.