Resumo de Pokémon Presents de fevereiro de 2021

As celebrações do Pokémon Day começaram na véspera do dia oficial com um Pokémon Presents repleto de notícias nesta sexta-feira, 26. O evento é transmitido por The Pokémon Company, a subsidiária controlada igualmente por Nintendo, Game Freak e Creatures, Inc. e responsável por manter a marca e produtos Pokémon. O presidente da empresa, Tsunekazu Ishihara, abriu o especial com um nostálgico vídeo mostrando a história de 25 anos da franquia.

O Pokémon Day marca a data em que Pokémon Red e Pokémon Green foram lançados no Japão em 1996, iniciando um legado que continua a crescer até hoje. Confira a apresentação completa (em inglês) na sequência e, justo abaixo, um resumo na mesma ordem da apresentação.

New Pokémon Snap

Um novo trailer de New Pokémon Snap foi exibido neste Pokémon Presents, revelando mais mecânicas, personagens e mais sobre a região a ser explorada no esperado jogo. Na sequência do clássico de Nintendo 64, Pokémon Snap (1999), desenvolvida por Bandai Namco Studios, o jogador é um fotógrafo de Pokémon pela natureza e visita diversas ilhas na região de Lental.

Desta vez, você ajudará o professor Mirror e sua assistente Rita para montar um álbum conhecido como Photodex. Mais de 200 espécies estão prometidas, assim como o novo fenômeno Illumina, que dá um novo brilho às criaturas e deve ser investigado.

https://www.youtube.com/watch?v=8fdKOUa1Re0&feature=youtu.be

O vídeo mostra mais a respeito da jogabilidade de New Pokémon Snap enquanto você passeia pelo Neo-1 pela selva, pelo deserto e até mesmo pelo mar para ver e fotografar Pokémon em seu habitat natural. Disponha de todas as ferramentas para fazer as melhores fotos possíveis e mostre-as ao professor. Capture diferentes comportamentos, edite as fotos, cole adesivos e compartilhe suas fotos em buscas curtidas.

New Pokémon Snap já está em pré-venda pela loja digital e será lançado 30 de abril.

Eventos para celebrar Pokémon Day anunciados no Pokémon Presents

Alguns eventos estão rolando nos diversos jogos existentes da franquia.

Para começar, Pokémon Sword e Pokémon Shield já têm raids especiais acontecendo com Pikachu Gigantamax.

Jogadores de Pokémon Café Mix receberão 2.500 nozes douradas ao entrarem no jogo.

Para Pokémon Go, raids temáticas de Kanto marcam presença com Articuno, Zapdos, Moltres e até Mewtwo.

Por fim, o (ex-)campeão de Galar, Leon, chega a Pokémon EX com seu famoso Charizard.

Pokémon Brilliant Diamond e Pokémon Shining Pearl

Este Pokémon Presents finalmente fez o anúncio muito esperado por fãs: remakes da quarta geração chegarão ao final de 2021, exclusivamente para Nintendo Switch. Os nomes são Pokémon Brilliant Diamond e Pokémon Shining Pearl. Diamond e Pearl foram versões lançadas há 15 anos para Nintendo DS e os fãs já contavam com adaptações modernas há um tempo.

O desenvolvimento dos remakes ficou sob a responsabilidade da Ilca, a mesma de Pokémon Home, e os jogos têm direção conjunta de Yuichi Ueda (Ilca) e de Junichi Masuda (Game Freak).

Sinnoh é uma região com belas paisagens naturais e está inspirada pela China da vida real. O Monte Coronet é o centro deste incrível território cujas lendas falam sobre Dialga e Palkia, respectivamente guardiões do tempo e do espaço. O lugar é repleto de mistérios e de muitas criaturas.

Segundo o Pokémon Presents, os remakes preservam a câmera aérea dos jogos de Nintendo DS e terão gráficos modernizados, assim como melhorias de vida para adequar Brilliant Diamond e Shining Pearl ao estilo de jogos atuais. A apresentação não citou quais são essas mudanças, mas o site oficial sugere convenções modernas e amigáveis aos jogadores, fáceis de entender e cenas de batalha bem próximas.

Pokémon Brilliant Diamond e Pokémon Shining Pearl chegarão ao final de 2021 (provavelmente em novembro) e você deverá escolher entre Turtwig, Chimchar e Piplup para iniciar a exploração de Sinnoh. Comece a se decidir!

Pokémon Legends: Arceus

Um anúncio feito pelo Pokémon Presents que pegou muita gente de surpresa foi Pokémon Legends: Arceus. Treinadores terão a oportunidade de ver um pouco mais Sinnoh além daquela visita oferecida pelos remakes. Legends: Arceus se passa, na verdade, na antiga Sinnoh, antes da indústria e da urbanização tomarem conta do lugar. Por isso, os monstrinhos andam livremente por toda a terra e as vilas têm um aspecto rural. O jogo contará uma nova história em uma região já conhecida.

O mítico Arceus será a chave para entender toda a jornada em um conceito que promete inovar em jogabilidade e incluir novos elementos e ação e de RPG. Para isso, capture, pesquise e observe os monstrinhos selvagens e crie a primeira Pokédex de Sinnoh.

Uma informação que não foi dada no Pokémon Presents, mas consta no site: para capturar pokémon selvagem em Pokémon Legends: Arceus, a Game Freak disse que o treinador terá que observar o comportamento de cada espécie para aprendê-lo e, então, cuidadosamente chegar à criatura sem assustá-la e mirar a pokébola!

Claro, também será possível que seu companheiro pokémon batalhe contra a criatura selvagem – segure a pokébola com o seu monstrinho quando estiver próximo de um pokémon selvagem e você entrará na batalha diretamente, sem cortes e sem mergulhar em novas arenas. Toda a ação acontecerá no terreno de exploração mesmo.

y2mate.com Pokemon Legends Arceus A familiar region A new story 1080pFHR.mp4 snapshot 00.10.085 Pokemon Presents
y2mate.com Pokemon Legends Arceus A familiar region A new story 1080pFHR.mp4 snapshot 00.31.017 Pokemon Presents
y2mate.com Pokemon Legends Arceus A familiar region A new story 1080pFHR.mp4 snapshot 00.35.910 Pokemon Presents
y2mate.com Pokemon Legends Arceus A familiar region A new story 1080pFHR.mp4 snapshot 00.39.629 Pokemon Presents
y2mate.com Pokemon Legends Arceus A familiar region A new story 1080pFHR.mp4 snapshot 00.43.982 Pokemon Presents
y2mate.com Pokemon Legends Arceus A familiar region A new story 1080pFHR.mp4 snapshot 00.45.745 Pokemon Presents
y2mate.com Pokemon Legends Arceus A familiar region A new story 1080pFHR.mp4 snapshot 00.52.314 Pokemon Presents
y2mate.com Pokemon Legends Arceus A familiar region A new story 1080pFHR.mp4 snapshot 01.10.051 Pokemon Presents

Pokémon Legends: Arceus está agendado para o começo de 2022, exclusivamente para Nintendo Switch e parece representar uma nova abordagem para a franquia e busca desbravar possibilidades inéditas. Os visuais parecem querer remeter a The Legend of Zelda: Breath of the Wild, mas lembram muito também o apresentado pelas expansões The Isle of Armor e The Crown Tundra.

Pokémon Presents de fevereiro foi recheado de novidades, incluindo remakes de Diamond e Pearl e o anúncio surpresa de Pokémon Legends: Arceus. (Imagem: Divulgação)
Pokémon Presents de fevereiro foi recheado de novidades, incluindo remakes de Diamond e Pearl e o anúncio surpresa de Pokémon Legends: Arceus. (Imagem: Divulgação)

Particularmente, o jogo que mais me chamou a atenção neste Pokémon Presents foram os remakes, mas o futuro dirá! E para você, qual anúncio do Pokémon Presents você não vê a hora de jogar? Assim que soubermos mais informações sobre qualquer um dos jogos, avisaremos e publicaremos aqui. Até lá, confira nossas listas e análises. E vamos aguardar o próximo Pokémon Presents!

Carlos Maestre

Jornalista que passou a pesquisar acessibilidade digital pela constante necessidade de inverter o eixo Y - desde GoldenEye 007. Cresceu com a Nintendo e fã da (atual) Microsoft, quer a velha Rare de volta. Além de achar divertido caçar conquistas, sofrerá uma intervenção a qualquer instante por culpa de Stardew Valley.