Aprenda a comprar o FM 2021 no Brasil

A popular franquia Football Manager se prepara para lançar seu mais novo jogo. O Football Manager 2021, ou FM 2021, chega no dia 24 de novembro deste ano, mas, mais uma vez, não será vendido de forma oficial no Brasil.

O imbróglio, que acontece desde o lançamento do FM 2017, se dá por conta de problemas de licenciamento com os clubes brasileiros. Mesmo com os times com nomes e cores genéricas, o título não aparece para compra. Por isso, como os fãs e jogadores interessados em jogar o game de forma legal no Brasil podem fazer isso, sem recorrer à pirataria?

Cadê o FM 2021 nas lojas virtuais?

Se você tentar encontrar o FM 2021 nas lojas virtuais, não terá sucesso. A página do jogo só está disponível no Brasil através do Google, e mesmo assim, não é possível comprá-lo. Enquanto a Epic Games retorna a mensagem “Este produto está indisponível no momento na sua região.”, a mensagem da Steam é similar: “Ocorreu um erro ao processar a sua solicitação: Item atualmente indisponível na sua região”.

Por outro lado, é possível fazer essa compra sendo morador de outro país. Até meados de 2020, era possível pedir à um amigo de fora do país comprar o jogo e enviá-lo por presente na Steam. No entanto, mudanças ocorreram na política de ativação da Steam, dificultando ainda mais o processo de aquisição do game.

Ou seja, para comprar o FM 2021 no Brasil, é necessário que sua Steam esteja em um país em que a venda do jogo seja legal. O processo pode ser contornado com o uso de VPN, mas é necessário uma forma de pagamento válida para o país ao qual você deseja comprar o jogo, conforme a mensagem, a própria plataforma identifica o seu país, com base no IP, e direciona para a opção de troca da região:

FM 2021
Não é simples trocar o país da Steam (Imagem: Reprodução/Pizza Fria)

Como comprar o FM 2021 no Brasil?

Sem um cartão de crédito de outro país, e conhecimentos avançados de tecnologia, a compra do FM 2021 no Brasil é complicada. Mas ainda há uma solução, completamente legal, em que o jogo é adicionado à sua biblioteca da Steam.

A Marton Shop é uma loja virtual brasileira que, desde 2017, é a maior revendedora da franquia Football Manager no país. Ao contrário de sites que vendem chaves (que podem ser falsas, terem travas de região ou já terem sido usadas), eles fazem a ativação direto na sua conta, sem riscos. O processo é simples, e é baseado na confiança. Para isto, é necessário fornecer à loja os dados de acesso da sua conta Steam e aguardar, já que o procedimento é feito todo de forma interna. Caso o comprador deseje, é possível manter o Steam Guard ligado durante o processo, protegendo as informações da conta – mas é necessário passar o código de login para a loja.

Football Manager 2021
Imagem: Divulgação

Assim, os responsáveis pela Marton Shop fazem a compra legal de Football Manager 2021, em outro país e com um método de pagamento válido, retornando sua conta para a loja brasileira em seguida. Na prática, você receberá, além do FM 2021, outros dois jogos menores: um para confirmar a mudança de região da conta Steam, e outro para retornar ao Brasil. São jogos de baixo valor, que fazem parte do processo e você não será cobrado a mais por isso.

Assim, os compradores recebem a versão digital de Football Manager 2021 e o FM Touch 2021, além do editor de banco de dados. No processo que fiz como teste, também recebi os jogos The Deed e Tcheco In The Castle of Lucio. A escolha dos jogos, no entanto, pode variar conforme a disponibilidade do comprador e as promoções da época. Como o jogo é vinculado à sua própria conta Steam, como qualquer título que você já tenha comprado, o game é atualizado automaticamente, sendo possível jogar online e com acesso total à Steam Workshop.

Há ainda uma segunda opção, em que a loja cria uma conta para você, e te envia os dados de acesso. Em ambas as escolhas, o valor é o mesmo. Muda, somente, a forma de entrega. Caso você escolha a segunda opção, minha sugestão é compartilhar a biblioteca dessa conta “secundária” com a sua conta usual, para não precisar trocar o tempo todo. Veja os detalhes!

comprar o FM 2021 no Brasil
O jogo fica disponível na sua própria conta da Steam (Imagem: Reprodução/Pizza Fria)

Requisitos mínimos:

Windows:

  • Requer um processador e sistema operacional de 64 bits
  • SO: Windows 7 (SP1), 8/8.1, 10 (Update 1903/May 2019 or later) – 64-bit
  • Processador: Intel Core 2 or AMD Athlon 64 – 1.8 GHz +
  • Memória: 4 GB de RAM
  • Placa de vídeo: Intel GMA X4500, NVIDIA GeForce 9600M GT or AMD/ATI Mobility Radeon HD 3650 – 256MB VRAM
  • DirectX: Versão 11
  • Armazenamento: 7 GB de espaço disponível

Mac OS X

  • Requer um processador e sistema operacional de 64 bits
  • SO: 10.13.6, 10.14.6, 10.15.5, 11 – 64-bit
  • Processador: Intel Core 2 Duo – 1.8 GHz +
  • Memória: 4 GB de RAM
  • Placa de vídeo: Intel GMA X4500, NVIDIA GeForce 9600M GT or AMD/ATI Mobility Radeon HD 3650 – 256MB VRAM macOS 10.14 and later requires Metal API: Version 1 macOS 10.13 requires OpenGL: Version 2.1
  • Armazenamento: 7 GB de espaço disponível

Lucas Soares

Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS4, PSVR, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem "só" um PS5 e um PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, The Last of Us Part II e Red Dead Redemption 2 completam o Top-5.